Dachshund – Cofap ou Salsicha

Como são

Dachshund, raça de cães de caça, criados para caçar texugos e outros animais de túneis, coelhos e raposas.

Ele pode ser, como o lendário crítico literário e jornalista bem-humorado, HL Mencken, disse:

“metade de um cachorro alto e um cão e meio de comprimento”

Os Dachshund  estão no topo das listas de cachorros mais populares desde a década de 1950. 

Dachshund MarronSua aparência e disposição inspiraram muitos apelidos:

  • cachorro de wiener,
  • cachorro-quente,
  • cão de salsicha,
  • Doxie,
  • Dashie e (especialmente na Alemanha) 
  • Teckels,
  • Dachels ou Dachsels e
  • Cofap no Brasil.

Um Dachshund revela um corpo longo e musculoso de pernas curtas, cabeça alongada, olhar arrojado e inteligente.

Sua aparência quase cômica, os Dachshunds são tema favorito de cartunistas e fabricantes de brinquedos. 

Mas essa aparência foi desenvolvida por razões muito mais sérias e práticas:

  • As pernas curtas permitem cavar e entrar em túneis de texugos e outros animais.
  • Seus grandes peitos dão muito “coração” para a luta. 
Dachshund sorrindp
Tampinha (minha cachorrinha)

Em casa, adora estar perto de você. Se encaixam estreitamente com uma única pessoa. Eles podem até se tornar com ciúmes de atenção dos seus donos e, se não treinados e socializados.

Dachshunds tem olhos com alma e expressões faciais complexas

Dachshunds são como um símbolo da Alemanha. 

Por causa dessa associação, os Dachshunds perderam popularidade nos Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial. 

Por causa da associação com a Alemanha, um Dachshund chamado Waldi foi escolhido para ser o primeiro mascote oficial para as Olimpíadas de Verão de 1972.

Foto de filhote de Dachshund. 2 meses
Filhote de Dachshund

São uma boa escolha para moradores de apartamentos e pessoas que não têm um quintal. Populares entre os moradores urbanos pelo seu pequeno tamanho e facilidade de treinamento. 

Eles geralmente são ativos dentro de casa e também gostam de caminhar. Tenha cuidado para não deixá-los engordar ou permitir que eles machuquem suas costas pulando móveis. 

O Dachshund é um companheiro versátil. Com sua variedade de tamanhos, cores, tipos de pelo e personalidades, há um Dachshund para atender quase qualquer um.

Destaques

  • Os Dachshund podem ser teimosos e difíceis de cuidar. Recomenda -se treinamento ainda filhote.
  • Dachshunds são cães inteligentes com uma natureza independente e espírito brincalhão. Por isso, eles podem ser maliciosos. Seja paciente, firme e consistente quando treiná-los.
  • Como eles foram criados por caça, eles exibem comportamentos relacionados a isso. Eles foram projetados para cavar em tocas de texugo, e esse instinto pode levá-los a desenterrar suas flores.Eles foram criados para caçar, matar suas presas. Em sua casa, a “presa” provavelmente será um brinquedo. Ele efetivamente os “matará” um após o outro.
  • Dachshunds tem latido ruidosos e profundos para um cachorro seu tamanho.
  • Seu Dachshund pode tornar-se gordo e preguiçoso, o que colocará mais pressão sobre suas costas frágeis. Certifique-se de monitorar a ingestão de alimentos do seu Dachshund e mantê-lo com um peso saudável.
  • Os Dachshunds são propensos a ter discos danificado em suas costas, o que pode levar à paralisia parcial ou total. Não os deixe saltar de lugares altos, e quando você os segura, apoie suas costas.
  • Seu Dachshund provavelmente será um cão de uma pessoa. Por natureza, ele pode desconfiar de estranhos, por isso é importante socializá-lo.
  • Nunca compre um filhote de cachorro de um criador irresponsável, ou uma loja de animais.

História

O Dachshund foi criado na Alemanha, onde ele era conhecido como o cão do texugo, dachs que significa texugo e hund que significa cão. 

Ilustrações de cães que se assemelham a Dachshunds datam do século 15, e os documentos do século 16 mencionam o “cão da terra”, “creeper de texugo” e “Dachsel”. 

Conhecido como o Teckel na Alemanha, a raça foi refinada ao longo de muitos anos pelos foresters alemães nos séculos 18 e 19. 

Eles queriam desenvolver um cão destemido e alongado que pudesse cavar em tocas de texugo e depois entrar nas tocas para lutar contra o texugo até a morte, se necessário. 

Os lisos eram do tipo original, criados através de cruzes com o Braque, uma pequena raça apontadora francesa, e o Pinscher, um pequeno rato de tipo terrier. French Basset Hounds também pode ter desempenhado um papel no desenvolvimento do Dachshund. 

Esculpida cuidadosamente ao longo de anos de criação, hoje o Dachshund é a única raça reconhecida por AKC que caça tanto acima como abaixo do solo. 

Suas pernas curtas e poderosas permitiram aos Dachshunds entrarem em túneis estreitos para perseguir suas presas.

Suas caudas longas e resistentes, que se estendiam diretamente da coluna vertebral, proporcionavam aos caçadores uma “alça” para afastar o Dachshund da toca. 

As patas grandes e em forma de pá eram perfeitas para cavar eficientemente. 

Sua ampla capacidade pulmonar deu-lhes o vigor para caçar, e seus narizes longos permitiram que fossem bons cães farejadores. 

Nos anos 1800, os Dachshunds começaram a ser criados mais como animais de estimação do que como caçadores, especialmente na Grã-Bretanha. 

Eles eram favoritos em tribunais reais em toda a Europa, incluindo o da rainha Victoria, que gostava especialmente da raça. 

Devido a essa tendência, seu tamanho foi gradualmente reduzido em cerca de 5 quilos.

esm

esm

Leia mais sobre essa raça no:

  • WIKIPEDIA, clicando AQUI.
  • AKC (American Kennel Club), clicando AQUI.

Documento “Padrão oficial da Raça”, da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*